E não é que estamos este mês na revista Hit? A publicação, do jornal Estado de Minas, traz, a cada mês, uma seção chamada Cartão de Embarque. Para a edição que chega hoje as bancas fui convidado a escrever sobre Moscou. Você pode baixar o texto em PDF aqui.
Mariana Flores
Boa noite!
Estamos encantados com seu blog! Meu marido e eu estamos planejando, no final do mes de setembro, ir a Russia (moscou e SP). Somos de BH, mineiros, mas somos meio atrevidos… Explico melhor: estamos planejando viajar sozinhos… O nosso ingles e de viajante (!) , bem simplinho… Vc acha q a gente necessitaria de um guia para essas cidades? Qtos dias deveremos ficar em cada uma dessas cidades (de la seguiremos para Berlim)? Gostariamos muito do seu auxilio nessa empreitada (rsrsrsrs). Esperamos sua ajuda e seu contato.
Atenciosamente, Mariana e Paulo.
Jeff Santos
Ei Mariana. Obrigado pelo elogios. Que bom que gostou do blog.
Eu também sou de BH e entendo bem esse jeito atrevido de vocês. Quando eu fui pra Moscou não usei serviço de Guia. Pessoas mais novas falam inglês, assim como nas principais atrações turísticas. O que me ajudou muito a locomover pela cidade foi ter estudado um pouco a lógica do alfabeto cirílico antes da viagem e um mapa que tinha os nomes das estações de metrô tanto em russo quanto em nosso alfabeto. O Google Maps está assim também… Mas a necessidade ou não de guia varia de pessoa pra pessoa. Eu raramente contrato. Gosto de descobrir a cidade por minha conta.
Moscou é gigante e se gasta muito tempo de um lugar a outro. Mas é possível ir a todos eles de metrô. Eu passei uma semana e fiquei sem ver algumas das coisas que tinha planejado. Não fui a São Petesburgo, mas me falaram que é mais fácil se comunicar e as coisas são mais perto. Não sei quanto tempo vocês tem, mas eu reservaria no mínimo 10 dias pra Rússia e mais uma semana pra Berlim…
Boa viagem!