Los Perros a Paso: 8km

Paso. O trecho mais temido do Circuito O. A maior elevação. O pior terreno. O pesadelo de todos os hikers que fazem o circuito.

Confesso que estava apreensivo. Alê estava em pânico. O trecho, de (dizem) 8km (marquei mais de dez…) vai de 600 a 1200 metros de altitude em cerca de 5 km pra depois cair a 400 em uns três.

Pra mim foi como um dia qualquer na Appalachian Trail. A primeira parte da subida, por entre as árvores e riachos formados pelo desgelo, é chata. Não é difícil, nem tão bonita: só chata. Depois, em meio às pedras e com muito vento, começa a ficar interessante. Pegamos um dia bonito – a visibilidade era boa, dava pra ver bem as geleiras. “Tem dia que a gente não vê dois metros à frente”, me disse um Sherpa. (Sim, em Torres tem sherpas, como no Nepal. Você pode comprar o pacote e não levar sua barraca ou comida: eles levam tudo pra você).

A descida, apesar de íngrime, é tranquila, com escadas, corrimão ou cordas em vários pontos. O único porém é a distancia: mas aquilo não tem só 8km de jeito nenhum.

Agora, pergunte pra Ale a opinião dela sobre o dia e você vai ter uma opinião completamente distinta. Ela odiou. Achou cansativo, difícil, traumatizante. Na descida, então, quase entregou os pontos. Faltando poucos metros pro camping, não se conteve.

Paso, o camping, é o mais simples até agora. Administrado pelo próprio governo, é gratuito – e bastante concorrido-, mas não oferece nada: uma área pra cozinhar, uma fossa e 20 espaços pra montar barraca. Só. A turma que viaja com os sherpas não pode ficar aqui: pra eles é preciso seguir até Grey, mais umas 5 horas de caminhada. Se tivesse sozinho encararia fácil. Mas felizmente conseguimos a reserva aqui: Alê não conseguiria andar mais cem metros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s