Appalachian Trail S01E109

Dia 109, 01/08: Franconia Notch (1816.7) a Garfield Ridge Shelter (1827.0)

Distância do dia: 10.3 milhas | 16,57 km

Distância total: 1827.0 + 8.8 milhas | 2954,43 km

Distância que falta: 362.8 milhas | 583,87 km

Dias que faltam: 22

Quebrado. Acordei com o corpo todo doendo. Foi difícil dar os primeiros passos, mais que o normal. Como o dia seria curto, optamos por tirar a manhã de “folga”. Banho, lavar as roupas, café da manhã reforçado, suprimento prós proximos três dias, quando chegaremos na próxima cidade.

Logo de cara o dia apresentava uma subidinha de quase 4 mil pés. Pelo menos não tão difícil quanto as dos dias anteriores. Ia mais estável, gradual, até chegar em Little Haystack. A partir dali começava a caminhada pelo topo.

Franconia Ridge tem umas duas milhas de trilha acima do nível das árvores, a 5 mil pés de altitude. O lugar atrai um bom número de turistas. Por causa disso é bem demarcada e relativamente fácil. O caminho termina no Monte Lafayette. O visual, nem precisa dizer, é incrível. Dali dava pra ter uma noção do que a gente iria enfrentar nos próximos dias.

Aqui nas Whites é difícil achar um lugar pra acampar fora os demarcados nos shelters. E ao contrário do resto da AT, os shelters aqui são pagos: 10 dólares por dia por pessoa. É o preço cobrado pela associação que cuida desse trecho, a AMC – Appalachian Mountain Club, carinhosamente chamada pelos hikers de Appalachian Money Club. A justificativa da cobrança é o custo de, por exemplo, pagar uma hora de helicóptero (1600 dólares) pra tirar toda a merda que os hikers deixam por aqui. Não estou falando de lixo, isso a gente leva de volta. Tô falando de merda mesmo…

Além dos shelters, outra opção de abrigo são os huts, uma versão maior e mais organizada dos shelters. O preço da noite nos huts é de 120 dólares, e inclui jantar e café. Muito acima do orçamento da maioria dos hikers, que pra dormir no chão de um deles trocam a noite e até sobra da camida por umas horas de trabalho. É o que chamamos de Work For Stay.

Pouco antes de chegar no primeiro shelter das Whites recebo um e-mail da ATC falando de um passe para thru hikers: dez dólares no primeiro shelter, 50% de desconto nos próximos. Serão pelo menos quatro, 20 dólares de desconto. Excelente.

Como os locais pra dormir são limitados, o lugar está lotado. Pelo menos uns 20 hikers, entre os estão indo pro norte, começando as Whites, e os que vão pro sul. O dia amanhã promete mais beleza, mais montanha, mais esforço. Mas tá acabando: só faltam 22 dias…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s