Quindim

1619127_10202969893791237_903591070_n

Tenho duas sobremesas prediletas: tiramisu e quindim. A primeira, italiana, me aventurei a fazer há alguns anos. O brasileiríssimo quindim só resolvi fazer aqui da Austrália, por pura saudade mesmo.

Que surpresa em descobrir a simplicidade dele! Mas confesso que antes de chegar nesse, tive que jogar uma fornada no lixo. Por uma série de motivos, que sei bem quais foram: formas que não eram apropriadas (de metal, e não de silicone), pouco tempo de forno (as formas de metal demoram mais para aquecer que as de silicone) e uma receita diferente.

O que fiz e deu certo leva o seguinte:

  • Gema
  • Açúcar cristal
  • leite de coco
  • coco ralado

A proporção é 1x1x1x1. Ou seja: para cada gema, 1 colher de sopa de açúcar, uma de leite de coco, uma de coco ralado. Para os quindim em tamanho ‘normal’, aqueles de padaria, é isso para cada um. Eu fiz menores, de festa, e com meia dúzia de ovos (e consequentemente 6 colheres de açúcar, 6 de leite de coco e 6 de coco ralado) fiz 12 quindinzinhos.

O processo

  1. Aqueça o forno. Deixe ligado enquanto prepara o quindim.
  2. Unte forma individuais (sugiro de silicone, por ser mais fácil de tirar) com manteiga derretida. Derreme um pouco de açucar depois. Retire o excesso.
  3. Numa vasilhe coloque o leite de coco, o açúcar e o coco ralado. Passe as gemas por uma peneira e junte aos outros ingredientes (Pra que? Boa pergunta. Pra tirar o istmo, a película que envolve a gema e que dá o cheiro forte de ovo que muita gente reclama em sobremesas. Tem preguiça de passar o ovo pela peneira e quer apenas misturar as gemas com os outros ingredientes? Sem problema, mas vai ficar cheirando ovo…).
  4. Misture tudo levemente, sem mexer demais.
  5. Coloque a mistura as formas e leve ao forno em banho maria.
  6. Quanto tempo? Isso vai depender do seu forno, do tamanho da sua forma e de outros fatores, mas é algo entre 15 e 30 minutos. Fique de olho.

Ficou pronto quando a parte de cima dos quindims (que quando você desenformar será a parte de baixo) ficar durinha. Vai por mim: você vai saber quando ficar pronto…

Mas simples impossível. Tenta e me fala.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s