Camembert Assado e Risoto de Linguiça

 

Fiz um jantar na semana passada pra uma das pessoas que mora comigo. Dois pratos simples e deliciosos.

A entrada foi um camembert assado. Mais uma receita tradicional francesa.

Você vai precisar de um queijo camembert desses redondos, pequenos (cerca de 200 g), um galho de alecrim, um dente de alho, sal, pimenta do reino e azeite. E uma dessas assadeiras pequenas, chamadas de cocota.

Tire a casca da parte de cima do queijo (sabe aquela parte um pouco mais dura, esbranquiçada? Pois é.) e o coloque na assadeira. Pique o ano e espete na parte mole, o interior do queijo. Coloque o alecrim, tempere com sal, pimenta e azeite e leve ao forno por cerca de meia hora, ou até o queijo derreter. Sirva com pedaços de pão, que você também pode colocar no forno para esquentar….

 

O risoto também é simples. Aliás, risoto é das coisas mais simples na cozinha. O segredo? Fogo alto e não parar de mexer…

Os ingredientes:

  • arroz arbóreo
  • cebola
  • caldo de carne
  • manteiga
  • queijo ralado
  • linguiça
  • sal
  • pimenta
  • azeite
  • vinho branco

Ah, mas você não falou a quantidade…

Não, e nem precisa. Você sabe mais ou menos quanto cada pessoa come, não sabe? Então não precisa de um quilo de arroz se você estiver cozinhando para 2 pessoas (nem pra 4, nem pra 6…). Pensa assim: cada pessoa vai comer, se muito, 100 gramas de arroz (cru), um quarto de uma cebola pequena, umas 100 gramas de linguiça… Sacou?

 

Então, como juntar isso tudo e fazer virar um risoto:

  1. Pique a cebola em cubinhos, o menor que conseguir.
  2. Pique a linguiça em cubos.
  3. Esquente o azeite e frite a linguiça. Retire a linguiça da panela e reserve.
  4. Coloque a cebola e frite até ela ficar transparente.
  5. Coloque o arroz e frite um pouco, mexendo sempre
  6. Coloque uma taça de vinho branco e continue mexendo até evaporar (você pode colocar outra taça pra você e ir bebendo enquanto mexe o arroz…)
  7. Quando o vinho evaporar, coloque um copo de caldo de carne (se você estiver usando desses de cubo, primeiro saiba que isso é um veneno pra sua saúde. Melhor são os que já são diluídos, em líquido, ou os que você mesmo faz. Mas enfim… Se estiver usando os de cubo, derreta-os antes na agua quente) e mexa até a água secar
  8. Vai repetindo o processo: coloque mais caldo de carne, continue mexendo até secar. Você vai precisar fazer isso pelo menos umas 5 vezes, talvez mais. Você vai saber o ponto quando o arroz mudar de consistência. Experimente-o. Veja se está no ponto que você gosta. Mas cuidado para não deixar muita água na panela: você quer um risoto, e não uma sopa de arroz…
  9. Desligue o fogo, coloque a linguiça, uns dois bons nacos de manteiga sem sal gelada, queijo ralado e cheque o tempero: se for preciso coloque mais sal e pimenta. Misture tudo muito bem, tampe a panela e deixe descansar por uns 5 minutos (o tempo é necessário pra derreter completamente o queijo e manteiga e deixar o risoto cremoso).

 

Pronto, agora é só servir. Bom apetite.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s