Sanduíche de presunto, brie, pêssego e rúcula silvestre

Eu adoro sanduíches. Talvez essa combinação (quase sempre) simples de pão e recheio seja das coisas que mais gosto. Troco fácil um prato de arroz com feijão por sanduíche bem feito. E, com raras exceções, prefiro os sanduíches frios.

2012-11-22 13.47.12-1No trabalho meus recursos à cozinha são escassos e não muito diferentes de muitos escritórios mundo a fora: temos microondas, um ebulidor, pratos e talheres, uma faca de pão e pronto. E nos últimos meses tenho evitado comer fora na hora do almoço – preço alto e qualidade ruim tem colaborado imensamente pra esse fato. Quanto mais cozinho, mais chato fico… Com isso, tenho, cada vez mais, feito sanduíches na hora do almoço. São saudáveis, ganho tempo e pratico criatividade com poucos recursos – vai que sou convidado para um Top Chef onde tenho que preparar um prato com quase nada?

Daí que a junção da fome com a vontade de comer tem gerado alguns bons resultados. Hoje foi esse sanduíche de presunto, queijo brie, rúcula silvestre e pêssego quente. Confesso: bem perto do serviço tem um supermercado, que ajuda na escolha e compra dos ingredientes. E na esquina tem feira de rua toda quinta, o que é mais um incentivo…

Para esse sanduíche usei a baguete italiana. Gosto do crunch dos pães italianos, da casca grossa e torrada. Uma baquete dá pra dois ou três sanduíches. Nesse, usei pouco menos de meia. Pão cortado, fui preparar o pêssego: fatei uma fruta, coloquei em um prato, salpiquei com açúcar e pimenta, cobri com filme de PVC e levei ao microondas por dois minutos. O tempo é necessário e suficiente para o açúcar derretar e o pêssego ficar mole, quase uma pasta. Pode usar ainda quente, contrastando com o frio dos outros ingredientes.

Neste tempo coloquei no pão mostarda (usei a escura, que tinha à mão, mas a Dijon cairia melhor), presunto, queijo brie e rúcula. No final, o toque doce do pêssego, que balanceia com a mostarda e o queijo. Divino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s