Cardápio de natal.

Com essa minha mania de cozinhar, acabei sendo intimado a cuidar do cardápio do natal da minha família. Normalmente são minhas irmãs que cuidam. As cinco que escolhem e cozinham, enquanto meus três irmãos ficam no bar que meu pai tem em frente a casa da família, em Divinópolis, interior de Minas.

Fez as contas? Cinco irmãs, três irmãos, eu. Todos casados, o que são 9 agregados. E quase todos com filhos. Alguns já casados, outros com namorados e namoradas. E tem os meus sobrinhos-netos, que já começaram a chegar. Resumindo: são umas 50 pessoas, fácil.

Um dia uma irmã passou pela minha casa e fiz um frango com curry daqueles bem rápidos e práticos, já que estava sem tempo. Ela adorou, divulgou pro resto da família e pronto. Este ano elas ficam de folga, eu cozinho.

A minha tática é preparar o máximo de coisas de véspera e só assar ou finalizar no dia. Vai ser um almoço, e não uma ceia, o que reforça meu planejamento (caso contrário eu teria o dia todo pra cozinhar e não apenas a manhã).

O cardápio vai ser simples, do jeito que o pessoal gosta. Os pratos principais serão um lombo recheado e um peito de frango com bacon e requeijão, além do escondidinho que fiz na semana passada e que de tão bom que ficou resolvi colocar na parada. Como ontem foi feriado municipal aqui em BH, resolvi testar os outros dois.

Como disse, são super simples de fazer e o que requer é tempo para assar.

O frango, por exemplo. Cada peito, com osso, dá dois “meio-peitos”, altos. É isso que é usado. Tiro esses filés e faço uma inserção no meio deles, de dentro pra fora. Tempero o frango com sal e pimenta e recheio com requeijão e alecrim. Enrolo o frango em uma fatia de bacon, frito tudo, só pra selar, e levo ao forno com tomates cereja até assar e o queijo derreter (uns 40 minutos). Pronto. Só isso.

O pernil também não é complicado. Para o recheio usei uma mistura de linguiça, bacon, cebola, alho, alecrim, tomilho, sal e pimenta. Bati tudo em um processador e cozinhei por uns minutos. Reservei. O lombo eu abri em uma manta, temperei com sal, pimenta e vinho branco e recheei com a mistura. Amarrei tudo com cordão e enrolei em papel alumínio. Na travessa que foi ao forno coloquei os vegetais que tinha em casa: batata, cebola e cenoura, tudo picado grosseiramente e temperado com sal, pimenta e alecrim. Isso tudo foi ao forno por cerca de uma hora. Tirei o papel alumínio e deixei a carne pegar um pouco mais de cor por outra meia hora. O tempo foi curto porque era um lombo pequeno, de cerca de 800 gramas. Quanto maior, mais tempo você vai precisar. Pra acompanhar o pernil, fiz um molho simples é delicioso: derreti uma colher de açúcar mascavo em uma xícara de água quente. Coloquei isso sobre um tanto de hortelã picado e reduzi um pouco. Misturei azeite, sal e pimenta e só.

Quem comeu gostou e o cardápio do natal já está pronto, testado e aprovado. Se quiser as  receitas em detalhe é só me mandar uma mensagem que eu mando.

Anúncios

2 comentários sobre “Cardápio de natal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s