Escondidinho de carne de sol

Realmente não sei se o escondidinho é tão comum em outros lugares quanto em Minas. Não me lembro ver em cardápios de bares e restaurantes o prato. Se você não sabe ou experimentou o prato, faça-se esse favor.

No final de semana passado, depois de acompanhar minha esposa em uma dieta desintoxicante (saladas, peixes e sucos uma semana) me bateu uma vontade danada de comer escondidinho. No domingo, eu fiz assim:

Cozinhei uns 700 gramas de mandioca e uns 400 de batata inglesa roxa em água (eu usei essa mistura, mas você pode fazer com o que quiser: abóbora, cenoura branca, só mandioca…). Os tubérculos ficaram ali por um tempo, até amolecerem. Enquanto isso eu preparava a carne. 700 gramas de carne de sol, que comprei no supermercado mesmo (não precisa desalgar nem nada: só usar) e que eu cozinhei na panela de pressão com sal e pimenta do reino moída na hora, cebola e alho.

Quando a mandioca e a batata ficaram macios, tirei do fogo e bati com creme de leite, sal, pimenta, cebolinha, mais cebola e azeite e levei tudo de novo ao fogo, até levantar fervura. A carne, que também ficou pronta, eu deixei esfriar e desfiei. Voltei a bichinha já desfiada pra panela e cozinhei numa mistura de cebola e alho.

Pronto. Agora era só montar o escondidinho.

Escondidinho chama escondidinho porque a carne fica ali, escondida debaixo daquela camada de mandioca. Pra montar é só untar um refratário com manteiga e só colocar o purê de mandioca na base e a carne no meio. Antes da camada final de purê eu sapequei uma camada de requeijão, depois o purê e um parmessão no final, só pra finalizar. Aí foi só colocar no forno já quente, deixar a química funcionar e comer, já quente. Serviu umas 6 pessoas. Veja: por 6 pessoas entenda eu e minha esposa comendo o prato no almoço, jantar e almoço no dia seguinte, de tanto que ficou bom.

Tenta aí e me fala se o escondidinho não é uma grande descoberta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s