Frango na cerveja e legumes

Eu lembro de um episódio de um dos programas do Gordon Ransey (Kitchen Nightmare ou outro qualquer) em que ele leva os participantes pra uma cozinha e cada um tem que fazer um prato com o que tinha disponível. Acho esse o melhor desafio pra dizer se você sabe realmente cozinhar. Se vira nos 30, meu caro! Encara a geladeira!

Pois é. Hoje foi assim. Cheguei em casa do trabalho mais tarde que o usual. Abri a geladeira e fui passando o olho… Eu tinha seis cervejas, umas coxas de frango que deveria usar já, senão iriam perder (não estavam congeladas), meio alho poró, um quarto de pimentão vermelho já murchando, um quarto de uma abóbora que começava a mofar, um saco de cebolas pequenas e pote de maple syrup que tinha comprado pra fazer o salmão ontem. Temperos eu sempre tenho vários e resolvi usar quase todos: alecrim e orégano desidratados, garan masala (um tempero asiático que trouxe da minha última ida a Istanbul), anis estrelado, noz moscada, sal, pimenta do reino…

Não tive dúvidas: abri uma cerveja, despejei numa tigela e coloquei ali os temperos todos. Eu sei: é um desperdício gastar cerveja com isso, mas eu tinha mais cinco e tinha certeza que o resultado iria valer a pena. Misturei aquilo, lavei as coxas de frango, coloquei ali e voltei tudo pra geladeira. O frango ficou ali, tomando gosto, e e eu aproveitei o tempo pra picar os legumes. Depois de meia hora, o tempo de tomar uma cerveja, liguei o forno e misturei tudo, frango, legumes e temperos num refratário. Botei um pouco mais de sal e pimenta do reino moída na hora e foi tudo pro forno já quente, sem tampar. Deixei a coisa lá por uns 40 minutos (duas cervejas mais…).

No final, sobraram ainda duas loiras (prefiro as morenas, mas era a que tinha…) pra acompanhar a delícia aí embaixo. Agora fala: ficou ou não ficou de dar água na boca?

Frango com (sobra de) legumes na cerveja. Encara?

Anúncios

Um comentário sobre “Frango na cerveja e legumes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s