Salada Caprese e Salmão na Crosta de Gergelim

Ontem fiz duas das receitas mais fáceis e saborosas do meu cardápio. Foi um jantar pra uma amiga que veio nos visitar, do Rio. O tempo estava quente, não tínhamos muito tempo, tudo precisava ser rápido, então a solução foi fazer algo extremamente prático, com o que tinha em casa. Fiz uma salada caprese de entrada e um salmão com gergelim assado. Tudo rápido, que fica pronto em poucos minutos. Pa pum e já estávamos jantando…

Anota aí. Pra salada caprese você precisa de:

  • Vinho braco – ontem foi um Durbanville Hills, um chardonnay sul africano simpático comprado no free shop
  • Tomates – eu uso de várias qualidades, pra dar uma combinação de diferentes sabores e formatos
  • Mussarela – a original, de leite de búfala. E você pode dizer que é muçarela, eu sei, mas não consigo…
  • Manjericão
  • Sal
  • Azeite
  • Cebola – ou a cebolinha, aquela bem pequena, ou a roxa, que é mais suave

O passo a passo:

Resfrie o vinho. Deixe a garrafa na porta da geladeira por duas horas. Como os pratos são rápidos, sirva quando já começar a preparar. Vá bebendo aos poucos, conversando com os amigos.

Rasgue a mussarela toscamente. Pique os tomates: os cerejas ao meio, os maiores em fatias. Misture tudo numa travessa. Separadamente, amasse a maior parte do manjericão (ou bata no processador) com um pouco de azeite e uma boa quantidade de sal. Regue a salada com esse molho, um pouco mais de azeite, sal e o restinho do manjericão pra decorar. Só isso. Cinco minutos e está pronto.

Pro salmão é ainda mais simples: você precisa só do peixe, sal, azeite e gergelim. Compre o peixe já cortado em filé no supermercado.

Ligue o forno e deixe aquecendo. Separe em pedaços altos, de cerca de 2,5 cm e bezunte os dos lados do bicho com o azeite um pouco de sal. Coloque o gergelim em um prato. Eu misturo dois tipos, preto e branco, mas você pode optar pelo que quiser. Daí é só colocar o peixe no gergelim. Como ele vai estar com o azeite, é só colocar e tirar que o gergelim fica grudado. Coloque os peixes com o gergelim voltado pra cima em uma assadeira forrada com papel alumínio e leve ao forno por dez minutos. Sirva acompanhado com o vinho branco. Eu servi com uma salada de rúcula também, regada com azeite e limão. Faça aí e me conte como ficou.

Anúncios

Um comentário sobre “Salada Caprese e Salmão na Crosta de Gergelim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s