São João em São Luís

São João em São Luís

 

Comecei a escrever este post em São Luís, no retorno da viagem, mas coma correria da última semana e a viagem para Istanbul, acabei deixando-o incompleto. Vai aí o que já estava escrito. Prometo finalizar em breve.

Antes que você pergunte: não, não fomos aos Lençois Maranhenses. Sei que é o destino número um para todos aqueles que visitam o Maranhão, mas não foi desta vez. Não que não queríamos: é que como a viagem foi justamente no feriado de Corpus Christi, dia de São João, optamos por uma viagem mais “urbana”, deixando de lado a praia e aproveitando as festas da capital maranhense. Mas se seu destino é Barreirinhas e os Lençois, fica a dica: reserve pelo menos 2 dias inteiros (melhor se forem mais) para o passeio. Saindo de São Luís, todas as operadoras seguem o mesmo padrão: saída do hotel logo cedo – cedo mesmo, tipo 5 da manhã – com destino a Barreirinhas, porta de entrada para a atração. Dali são mais alguns minutos de Toyota para os Lençois. O retorno pode ser feito no mesmo dia, `as 5 da tarde, com chegada na capital por volta das 8 da noite. A sugestão é passar a noite ali, ver o por e o nascer do sol nos Lençois e voltar no dia seguinte, no mesmo horário.

São Luis - Bilros

Mas, como falei, não foi o que fizemos. Os únicos lençois que vimos nas quatro noites que passamos na capital maranhense foram os cama de casal do quarto que confiscamos de nosso amigo. E o mais próximo que chegamos da areia foi na vila de pescadores de Raposa, que fica a cerca de 30km da capital. Ali é possível comprar bons artesanatos de renda de bilro, típicos da região. Também de Raposa saem  passeios de barco pela região e visitar fazendas de ostras. Frutos do mar são, claro, o destaque da cozinha local. Para experimentar alguns pratos, a dica é o restaurante Natureza. Não tem erro: fica logo na chegada, do lado esquerdo de quem vai para Raposa. Foi também no Natureza onde conseguir uma incrível coleção de cascos do Guaraná Jesus, um dos produtos mais conhecidos da cidade. Você sabe: aquele cor de rosa choque, que faz tanto sucesso que a Coca-Cola resolveu comprar a fábrica uns anos atrás. Acontece que no Natureza a bebida era servida em tradicionais garrafas de vidro, e não nas latas ou plásticas. Assim, conseguir ali a história da marca Jesus. O refrigerante, claro.

São Luís - Guaraná Jesus

Anúncios

2 comentários sobre “São João em São Luís

  1. Olá, achei o seu blog pela comunidade do orkut de viagem para Russia 🙂 Tb estou indo agora no início de setembro… Vi seu post sobre o Maranhão e como moro aqui, inevitável o comentário 😉 Nos lençois não use o segundo dia para voltar para São Luis, faça o outro passeio de “Voadeira” (como eles chamam uns barquinhos com o motor atrás bem rápidos) pelo Rio Preguiça onde conhecerá no caminho as comunidades de Vassouras e Mandacaru (o barquinho encosta pra descer) onde vc pode alimentar os macaquinhos, que são de estimação do dono de um bar, conhecer os “pequenos lençois” e o farol de Mandacaru que, se vc tiver animo de subir os “trocentos” degraus, vai se deparar com um visual de tirar o fôlego, até chegar em Caburé, que normalmente é o destino final das Voadeiras que é uma faixa de terra com o rio de um lado e o mar do outro, a praia é uma delícia!! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s