Buenos Aires

buenosaires

Olá você que já está de mala feita, esperando por algumas dicas da Alê para Buenos Aires!

Aí estão alguns sites para você escolher o apto ideal: BytArgentina; Kuke Apartments; BAires Apartments. Atenção porque parece que a administradora cobra uma pequena taxa de reserva que você paga por cartão de crédito e que não será reembolsado. Os aluguéis são feitos por no mínimo uma semana. Ao chegar paga-se uma quantia do aluguel como calção que pode ser em dólares ou pesos e que, na entrega do imóvel, após a vistoria, eles te devolvem a grana ou descontam algo que por ventura foi danificado. Os apartamentos ou estúdios em geral têm de tudo, é só escolher a região você deseja explorar e o como ele deve ser. Internet e TV a cabo é sempre bom para agilizar a informação. Geralmente os banheiros possuem banheira, mas nem todas têm um tampão de ralo, então providencie o seu antes de ir se quiser tomar banho de espuma no fim de um dia agitado. Ok?!

DICAS ÚTEIS:

É imprescindível pegar um mapa quando chegar ao aeroporto, ele será muito útil. Então providencie o seu assim que sair da sala de desembarque em algum guichê de informações turísticas.

Existem stands de “Remises” que são carros comuns com preço mais em conta que taxi. Algo como 90 pesos do aeroporto até o barisso de San Telmo. O melhor mesmo a fazer é pegar um ônibus da Tienda Leon.

Ao sair do aeroporto siga sempre em frente e vire à esquerda que você vê logo um ônibus te esperando. Custa em média 50 pesos e vai até o Terminal Madero de onde parte uma van que te leva ao seu destino final. Já a volta de San Telmo para o aeroporto fechamos com o taxista o valor de 50 pesos, que é o valor real! o táxi do aeroporto para a cidade é mais caro porque são exclusivos e eles pagam uma taxa que é repassada pra gente. Já o táxi da cidade pro aeroporto você pode pegar qualquer um. vai perguntando a cada taxista quanto ele cobra e se possível fecha com um que tenha pinta de honesto; geralmente os mais idosos!!! Peça o cartão dele e combine o dia e o horário.

Já ouvi comentários em relação a taxistas que trocam notas de 50 falsas pelas nossas verdadeiras como que num passe de mágica… Então preste bem atenção nesta dica: memorize os 2 últimos números da sua nota.

Deixe prá comprar perfumes no Free Shop deles porque é bem mais barato.

Fique atento às lojas que possuem Tax Free, você poderá ter 7% de reembolso nos produtos que são fabricados lá! Mas para isso, ao chegar ao aeroporto, você tem que carimbar as notas. Só depois da imigração, dentro da sala de embarque, é que você irá passar no guichê (9 ou 19… não sei direito…) para escolher a forma do seu reembolso: cartão de crédito ou pesos.

A taxa que se paga ao sair de Buenos Aires é de aproximadamente 59 pesos e quase ninguém sabe disso. Então reserve alguma grana para este fim. Essa taxa pode ser paga em cartão de crédito, pesos ou ainda em dólar (US$ 42,00).

Atenção você que adora comprar no exterior usando seu cartão de crédito. Você está lembrando que o valor não pode ser dividido e que vem tudo convertido em dólar do dia do fechamento do seu cartão mais a taxa de IOF, numa única fatura?  E sabe também que ao retirar dinheiro com seu cartão de crédito você paga uma taxa de aproximadamente 3,82 dólares por saque? Então não se esqueça disso toda vez que retirar seu cartão de crédito da carteira para pagar sua conta ou sacar dindin!

Gosto de ter uma calculadora prá converter o dinheiro e saber quanto custa cada coisa; a conta que eu fazia em setembro de 2007 quando um real valia 2/3 da moeda peso era a seguinte: eu dividia o valor do peso por 3 e multiplicava por 2 para saber o valor em real. Mas lembre-se do ditado que diz “quem converte não se diverte”!

Caso vá se hospedar em apto é sempre bom comprar as coisas pro café da manhã. Comendo o que gosta a sem preocupar com a hora de acordar, o oposto de um hotel. A gente ainda comprava água de2 litrose reabastecia as garrafinhas que ficavam na mochila durante toda a viagem!

Prefira sempre que possível a água mineral ECO porque ela é a única que não tem gosto de sal. Infelizmente a água lá tem gosto estranho…

Dê preferência aos vinhos da uva Malbec, que é a especialidade deles! Caso queira levar na bagagem de volta, deixe para comprar no aeroporto porque além dos preços de lá serem excelentes (acredite que o valor chega a estar melhor até mesmo que em Mendoza região das bodegas), eles costumam ter sempre algumas promoções. Levando em conta que eles embalam prá viagem e as garrafas vão bem protegidas.

A cidade é toda plana e super tranquila de andar por longos trechos a pé. O metrô passa perto de praticamente todos os pontos da cidade e o preço é muito barato. Táxi também é super em conta. Então pode escolher o que mais lhe agrada.

Reparem como existem clubes de luluzinhas e bolinhas; homens e mulheres saem em grupos distintos e quase não se misturam!

A comida é basicamente carne, e acredite você, ela é gigantesca! Se quiser algo além da carne tem que pedir como acompanhamento.

Hesperidina. Aperitivo 100% argentino. A fórmula é a mesma desde 1864, a garrafa é um charme e a bebida é feita com laranja. Pode ser tomado puro ou com tônicaComprei a minha garrafa no Jumbo.

A sorveteria Freddo fica espalhada por toda a cidade, se não conseguir tomar por causa do inverno experimente o sabor “Freddo com vinho Malbec” é delícia!

Alfajor é sem dúvida o do Havanna. Na minha opinião, o melhor sabor é o de nozes!!! hummmmm!!! Acredite, existe um ainda mais saboroso e igualmente mais difícil de encontrar, que é o El Cachafaz. Pode acreditar!

Tanto na Freddo quanto no Havanna você pode tomar café da manhã, lanche ou apenas um cafezinho.

O Teatro Colón ficou fechado durante alguns anos para reforma e reabriu recentemente. Agora em 2010.  Infelizmente eu ainda não consegui visitar.

Em Abasto não deixe de ver a casa do Gardel toda decorada com Fileteados

Tenho minhas dúvidas quanto ao quesito qualidade de acabamento das roupas dos novos estilistas portenhos. Porém vamos admitir que em estamparia eles são muito bons e criativos!

Agora vamos às dicas por bairros:

SAN TELMO 

Não deixe de ir à feira na Plaza Dorrego que funciona apenas nos domingos, é muito bacana e cheia de objetos antigos, compre seu sifon de soda original! Aproveite para assistir a um show de tango que acontece na praça mesmo. Chegue cedo para aproveitar o espaço que vai diminuindo à medida que as pessoas vão chegando. Nas ruas em torno ficam espalhados shows com orquestras da cidade, um momento super gostoso prá relaxar, artistas de rua ficam pela redondeza e a mais bacana é uma velhinha que parece ter saído do filme “Bicicletas de Belleville” ela faz som com objetos do cotidiano!

Visite também a Passaje de La Defensa que é uma galeria de antiguidades onde o prédio é simplesmente maravilhoooooso!

O monumento da Mafalda é recente. Ela na esquina da Calle Chile com Defensa! E lá a boneca feita de pano é bem mais barata que em Caminito.

Para comer uma picada, indico o bar/restaurante El Federal que fica na rua Perú esquina com Carlos Calvo.

Não deixe de visitar o Mercado de San Telmo. Não se preocupe porque você irá passar por ele com certeza; aí é só entrar e curtir o lugar.

San Telmo fica próximo do bairro La Boca onde tem o estádio Boca Junior e o museu a céu aberto El Caminito com aquelas casinhas todas coloridas.

Para comprar ou apenas apreciar:

Na rua Defensa 919 uma loja com coisas suuuuuuuuuper demais prá casa; é a L’ago comprei uma luminária e um despertador bem retrô lá.

Sima, loja de acessórios onde comprei um cachecol diferente e uma golinha xadrez pro inverno. fica na rua Estados Unidos 408.

Também na rua estados unidos 382 fica a loja Puma (existem váaaaarias pela cidade, mas cada uma diferente da outra).

Loja bacana que é obrigação visitar é a Cualquier Verdura. Fica na Humberto 1º 517. Tel 4300-2474.

Ainda na Defensa 702, uma casa de esquina chama a atenção; é a Matéria Urbana.

Puntos En El Espacio, Rua Perú 979. É uma loja que trabalha com novos estilistas. Mas nem sempre o preço é bom… A gente pode encontrar lá em Palermo, onde os próprios artistas juntam forças para concentrar tudo num mesmo espaço como se fossem garagens ou galpões, os mesmos artigos!

Elastica, tudo muita bacana e fica na rua Perú 1112; atualizando aqui vi que o site não está mais no ar… então não sei se ainda existe.

Por fim a Tienda Porteña que fica na rua Carlos Calvo 618. Fone: 4362 3340

Para comer:

La Rosália fica na Rua Estados Unidos 482. Prefiram mesas do lado de fora que é mais gostoso, você encontrará logo na entrada e se já estiverem ocupadas não fique triste, pois no final do grande salão, num jardim de inverno charmoso existem mais delas! Lá o cardápio é de ficar indeciso, e o menu degustação de sobremesas é simplesmente um pecado! Imperdível!! Você poderá almoçar depois de passear pela feira. Mas seria prudente fazer reserva.

O legendário El Desnível tem aparência de um açougue, mas veja isso como um charme a parte. A carne é muito saborosa e foi lá o primeiro lugar onde comi. Fica na Rua Defensa 855. O único inconveniente é que lá eles não aceitam cartão de crédito… Procure por mesas no salão do fundo, logo depois dos banheiros; onde é bem mais agradável!

E o mais tradicional do bairro o 1880 que também fica na Defensa 1665 (não abre nas segundas e à noite é preciso fazer reserva pelo telefone 4307 2746) lá tem várias placas de propaganda e também o famoso boneco Geniol “remédio pra dor de cabeça”. Jeff trouxe um pra presentear o “La Tosqueria” (boteco do Gus e Robinho!)

PALERMO

Palermo é um conjunto de bairros (Palermo Soho, Palermo Viejo, Palermo Hollywood…) onde acontece praticamente tudo. Quando você entrar no primeiro estabelecimento do bairro, você irá encontrar os três guias da região: indumentárias /gastronomia / hospedaje. Retire o seu, pois eles são sempre muito úteis pra novas descobertas!

Dicas de Lojas:

Sabater Hermanos. Loja de sabonetes divertidos a granel! Gurruchaga 1821.

Calma Chicha. Acessórios para você e sua casa!

Tienda Três. Fica na Armenia 1655.

Red Sur. Loja de luminárias fantásticas. Rua Gurruchaga 1397.

Autoria bsas. Onde os novos designers unem focas. Fica na Suipacha 1025. Perto das avenidas 9 de Julio e Santa Fé.

Paul co. Objetos para casa. Gorrite 4865, esquina com Honduras. Pablo Chiappori é o arquiteto mais atuante na elaboração das lojas mais descoladas de Buenos Aires.

Puro. Localizada J.L. Borges 2.184. Loja de bolsas e tênis com estampas coloridas onde você pode montar a sua maneira pelo site.

Sopa de Príncipe que fica na Thames 1749, loja de bonecos de pano, fofétima.

Loja Puma que fica na Armenia 1539. Loja de esquina linda. Vale entrar pra passear pelos ambientes.

A Tealosophy. Loja de chás, na Gorriti, 4865.

Capital. Loja de decoração. Honduras 4.985.

Nobrand. Fica na Gorriti 5876.

Objeto. Gurruchaga 1335.

Condimentos, loja de acessórios diferentes. Honduras 4874

Sem dúvida alguma a melhor loja de bolsas! Tienda Gorrion! Nicaragua 4517

Salsipuedes. Honduras 4814.

Papelera Palermo. ma-ra-vi-lho-sa! Honduras 4945.

Rec. Loja de roupas “urbano vintage”. Honduras 4839.

Juana de Arco. Fica na El Salvador 4762.

Humawaca. El salvador 4692. Bolsas em couro legítimo com design super elaborado.

Soldba. Costa Rica 4645. Link relacionado à loja:

Infinit Boutique. Thames 1602. Óculos lindos!

Orbital . Gorriti 4799. Óculos espetaculares!

Prototype. Malabia 1720 loja 38. Fica numa galeria super charmosa!

Orb. Roupa feminina. Malabia 1628.

28 sport. Sapatos em edições limitadas. Fica na Fitz Roy 1962

Corre Lola. Sapatos e acessórios bacanas. Niceto vega 4691.

Siñal de Diseño. Pje Soria 5008.

Sixfeet é uma loja de produtos feitos com intervenção de grafiteiros. Bacanérrima! Em dois endereços: Malábia 1220 e Gurruchaga 1653.

Trippin é uma loja divertida toda decorada com móveis retrô, linda de viver e bacanérrima! Fica na Armenia 1838.

Bem perto de Palermo fica a av. Córdoba onde ficam os Outlets.

Para Comer:

Restaurantes e lugares gostosos são o que não faltam na região; A melhor carne e o melhor Tiramissú com certeza é no Don Julio! Que fica na Rua Guatemala 4691 esquina com Gurruchaga.

Um dos melhores sorvetes é da Freddo. Faça frio ou calor, não deixe de saborear! Tem por toda a cidade. Mas o sorvete mais delicioso sem dúvida alguma é o da  Persicco, vale à pena conferir . Nigueletes 868 na região Almagro fone: 0810- 3337377

Um hotel boutique e restaurante com pratos deliciosos e um ambiente muito bacana é o Bobo

The Taco Box. Tex Mex Bistrô. Soler 558. Fica em Palermo Hollywood.

Las Cortaderas. Restaurante e Casa de Café que fica na rua Charcas 3647.

Marks Deli. Fica na El Salvador 4701, esquina com Armenia. Comi um sanduíche maravilhoso, sensacional.

The Food Factory by Tomás Kalika. Nicarágua 6055. Café da manhã surpreendente! Mega suco de laranja, café expresso acompanhado de media lunas deliciosas.

MICROCENTRO

Sugestões para passar uma parte da tarde:

Visite a Casa Rosada e tire aquela foto típica de turista! Hahahaha;

Aproveite e dê um pulo na Manzana de Las luzesFica entre as ruas Alsina, Moreno, Bolívar e Peru.

Tome um lanche reforçado no Café Tortoni. Avenida Mayo 829. Fundado em 1858, o antigo café foi indicado no livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer”;

Ande despretensiosamente pelas ruas “Corrientes” & “Florida“. Lá existem muitas lojas para turistas e aquele souvenir pode ser achado bem ali!

Vá até a Livraria El Ateneo munido de uma câmera fotográfica porque ela fica dentro de um antigo teatro. Rua Santa Fé 1860; El Ateneo Grand Splendid é o charmoso café que fica bem no palco do teatro!

Termine sua tarde no Dadá, que é um bistrô super gostoso. Funciona de segunda à sábado a partir das 18:00. Rua San Martim 941.

Outra opção é o Filo que fica exatamente ao lado do Dadá. San Martim 975. Comida italiana da melhor qualidade e, lógico que também tem carne!

Se a fome apertar apele para as deliciosas pizzas do Kentucky.

RECOLETA

Essa é outra sugestão que indico fazer pela manhã:

Vá ao parque Tres de Febrero munido com kit sobrevivência: contendo uma canga ou manta, para estender na grama e relaxar; água e petiscos, e um bom livro! Lá você pode e deve visitar o Rosedal que possui atualmente mais de 12.000 roseiras. No centro dele você encontra O Jardim dos Poetas onde, através de caixas de som situadas nas extremidades de um charmoso caramanchão ouvem-se poemas.

Passe pelo Jardin Japonês a entrada custa apenas 3 pesos e é super bucólico e gostoso. Lá tem restaurante e lanchonete também.

Bem pertinho dele ficam o Zoológico e o Jardim Botânico. Este último não aconselho, pois os gatos que habitam o lugar, deixam por ali um cheiro não é muito agradável… Acredito que o Zoológico possa ser visitado à noite.

Ir ao Malba é simplesmente imperdível e sempre com exposições maravilhosas. A Tarsila do Amaral que fica no acervo permanente encanta nosso olhar e enche de orgulho nosso coração! O museu fica na Avenida Figueroa Alcorta 3415. Vale almoçar no restaurante de lá, indicado na matéria 10 razões para conhecer Buenos Aires Gastronômica, por Santiago Keller Sarmiento.

Bem pertinho do museu fica a grande flor metálica Flor Genérica que vai abrindo durante o dia e se fecha durante a noite. Não deixe de fazer fotos em frente dela!

Siga direto para o Cemitério de La Recoleta. A entrada é gratuita, porém eles ficam abertos só até às 18h. Não precisa comprar o mapa para ver o túmulo de evita porque sempre tem gente lá! O que irei dizer agora pode soar bem estranho, mas o cemitério, que é lindo, também está indicado no livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer”. Fica na Junín 1790.

Colado ao cemitério fica o Buenos Aires Design, onde para qualquer amante de design Morph é a loja da vez!

Depois de encher os olhos a dica é forrar o estômago com as saborosas empanadas do El Sanjuanino. Rua Posadas 1515. Fones: 4805 2683 e 4804 2909. Há 50 anos servindo a mais tradicional empanada da capital, super procurada pelos portenhos e você pode comer lá ou se preferir, leve para comer mais tarde!

Passeie pelo agradável bairro de Recoleta, no caminho com certeza você irá se deslumbrar com o Avear Palace Hotel. Situado na Av. Alvear 1891.

O bairro é repleto de galerias de arte. Durante a caminhada desça uma rua paralela à Alvear e vá ao Patio Bullrich. Lá eu encontrei uma loja de roupa que une beleza com qualidade. Verdade seja dita, a maioria das roupas que compro na Argentina não dura muito não… Mas a John L.Cook é uma das exceções!

DICAS PARA AS NOITES:

Indo a Puerto Madero escolha para jantar o Cabaña Las Lilas consta nos “1000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer”. Fica na Alicia Moreau de Justo 550 segundo piso. É bem menos turístico que o Siga La Vaca, que só dá brasileiro e é tipo o Porcão…

Também lá em Puerto, já no dique 2 você pode visitar o hotel decorado por Philippe Stark.  Hotel Faena + Universe. Situado na Martha Salotti 445. No Universe sempre rola algum show.

Um bom tango você encontra no Bar Sur. Rua Estados Unidos 299. San Telmo /fone: 43626086. Acredito poder optar por assistir ao show com ou sem jantar. Eu não fui, mas foi indicado pela revista Time Out e Também no livro que foi citado 1000 vezes aí acima.

Niceto Club rola uma boa programação de shows e festas. Rua Niceto Vega 5510 em Palermo Viejo / fone: 47799396

ARREDORES:

Todos os aeroportos, rodoviárias, ou portos, possuem Centrais de Informações Turísticas. Então, assim que chegar na cidade que irá visitar, não se esqueça de passar em um deles e pegar dicas atualizadas e um mapa da cidade. Além de funcionar como uma bússola, com o mapa, você terá guardado dicas e endereços importantes.

Tigre: Pegue um trem metropolitano na estação Retiro e desça em Bartolomé Mitre. Ali fica a estação Maipú, de onde parte o trem para a cidade de Tigre; Tren de La Costa. A passagem custa em torno de 16 pesos por cada trecho e percorre 15,5 km da costa do rio La Plata. Durante a viagem um charmoso café Dutch te espera bem na estação de Marina Nueva.

As paradas são livres em 10 estações, então não deixe de descer e aproveitar a cidade e depois seguir viagem. Em Barracas, outra estação, acontece uma feirinha de antiguidades. O destino final, Delta do Tigre é muito charmosa, cheia de canais.É muito gostoso andar sem rumo pela cidade, mas se a idéia é aventura então você pode se divertir no Parque de La Costa. Se você amou a cidade e quiser passar a noite por lá a Posada de 1860 é bem bacana.

Não deixe de visitar o MAT Museu de Arte Tigre nem que seja só para apreciar a arquitetura estilo ítalo-francês e passear pela parte externa.

Comer uma pizza ou empanadas no Pizza Home pode ser uma saída quando a fome aperta. Paseo Victoria 432.

Se preferir uma carne Um lugar é o lugar certo, que fica na Lavalle 369.

Outro bom lugar para comer é o Il Novo Maria Del Lujan, que fica no Paseo Victoria 611.

Se quiser fazer um passeio ou quem sabe voltar para Buenos Aires de barco, confira com estas companhias se elas fazem este serviço.

Colonia Del Sacramento:

colonia_suspiro

A Calle de Los Suspiros, parada obrigatória em Colonia

Não é permitido voltar de viagem sem visitar Colonia Del Sacramento no Uruguai que fica do outro lado do rio La Plata. Vá de Buquebus. A passagem custa a partir de 132 pesos o barco lento que dura 3 horas a viagem, e 192 pesos o barco mais rápido que leva em torno de uma hora. Pegue o Buquebus na Avenida Antártida Argentina 1104 perto do Aeroparque Jorge Newbery. Curta o lado histórico da cidade uruguaia mais charmosa e que faz parte do “Patrimônio Histórico da Unesco” Vale muito a pena ver o pôr do sol lá!  Com certeza você irá suspirar na Calle de los Suspiros. Em seguida visite as ruínas do Farol. Visite o centro cultural Bastión Del Carmen, o jardim desta antiga fábrica é simplesmente ma-ra-vi-lho-so!Passeie pelo dique que fica bem perto daí. Escolha um dos bancos para apreciar a agradável atmosfera e se deixar levar em pensamentos em frente à orla do rio La Plata.

Em qualquer museu você compra o ticket de 50 pesos uruguaios te dá direito a visitar os oito museus da cidade, incluindo o museu indígena, português e o municipal.

Comer: Quando a fome chegar, escolha o El Drugstore, um restaurante que tem dois carros antigos estacionados na rua ao lado. Um deles é jardim com plantas naturais dentro e o outro uma mesa de bar. Para comer nesta mesa especial é preciso fazer reserva antes! Foi lá em Colônia que a gente encontrou o boneco do Geniol em diversos tamanhos e preços.

Anúncios

5 comentários sobre “Buenos Aires

    • Estive em Buenos Aires 2011 , andei tanto ´pé que fiquei com canelite ,,alugo sempre apto. Palermo acho que têm menos turistas e passeamos mais tranquilos. Já estou com passagem comprada para 2013.Quanto aos preços de comidas e roupas , acho o Brasil melhor .Sou casada com Argentino apenas há 7 anos , já tenho 57 anos mas ando sózinha sem problemas de assalto . Suas dicas são ótimas . Como sou nordestina adoro ir ao RIO Tigre ,passeio lindo ,para todas ás idades. Quanto essa crise tudo subiu muito , aconselho os Brasileiros ,levares, dolares e pesos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s